O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso, assinou em maio desse ano um protocolo de autorização para os primeiros financiamentos a serem liberados às prefeituras, entre elas a de Atibaia, onde os recursos – previsão de R$ 28 milhões – devem ser investidos em obras de duplicação da Av. Jerônimo de Camargo. Segundo o prefeito Saulo Pedroso, a duplicação da Jerônimo de Camargo é de extrema importância para o desenvolvimento adequado do município, uma vez que a avenida é uma das principais vias de Atibaia, com intensa circulação de veículos e responsável por grande parte da distribuição do tráfego da cidade. De acordo com o prefeito, a complexidade e o custo das obras fazem com que elas dependem do apoio e do aporte financeiro do Governo Estadual para serem concretizadas.

O contrato assinado entre Desenvolve SP e CEF destinará créditos às cidades para a implantação de sistemas de infraestrutura de transporte coletivo e mobilidade urbana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente.

Para requererem o crédito, as prefeituras interessadas precisam encaminhar uma carta-consulta a Desenvolve SP, juntamente à documentação necessária para avaliação técnica e de crédito do empreendimento, procedimentos que já foram realizados pela Prefeitura da Estância de Atibaia.

Além disso, os municípios precisam realizar um cadastro em um processo seletivo realizado pelo Ministério das Cidades.

Após o enquadramento do projeto no ministério, o financiamento deve então ser aprovado pela Câmara dos Vereadores da cidade e a documentação enviada à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que avalia a capacidade de endividamento do município. Somente após a aprovação nessas etapas a Desenvolve SP realiza a assinatura do contrato para que a prefeitura lance a licitação das obras.